top of page

Dashcams: o que saber na hora de escolher uma câmera para o seu carro


Conhecidas como dashcams, as filmadoras para carro são câmeras compactas que podem servir tanto para segurança quanto para filmar trajetos. Alguns recursos fazem toda a diferença para quem quer gravar percursos, como estabilização de imagem, captação de áudio e visão noturna.


Esse tipo de dispositivo é especialmente útil para motoristas profissionais, de aplicativo ou que trabalham em empresas de transportes. “As imagens captadas pela câmera podem ser utilizadas como evidência em caso de algum incidente na estrada, por exemplo”, sugere o diretor de segurança da Bridge Tecnologia, Rodrigo Fritsch.



Segundo ele, uma opção acessível no mercado brasileiro é um lançamento da Intelbras - a Câmera Veicular Full HD DC 3101. Ela foi desenvolvida para monitorar e registrar todos os detalhes que ocorrem em viagens, oferecendo uma visão mais nítida e ampla de toda a estrada com imagens em alta definição e campo de visão de 140°.


“Ela é instalada de forma muito simples, usando um suporte que já vem com o aparelho. A câmera pode ser conectada ao para-brisa, como se fosse um GPS ou acomodada no painel do carro. Depois, um cabo de alimentação vai se conectar a uma porta USB do veículo ou ao acendedor de cigarros”, explica Fritsch. “É o tipo de dashcam recomendada tanto para motoristas domésticos quanto para frotas de empresas.”


As imagens são armazenadas em cartão de memória microSD de até 64GB de forma otimizada ou por até seis horas com máxima resolução. “Isso significa que ela sobrescreve as gravações mais antigas, dispensando a troca do cartão microSD. Mas ele também pode ser removido e inserido em um computador para descarregar arquivos de vídeo, sempre que for necessário”.


Fritsch conta que a Bridge Tecnologia vem testando o modelo em seus carros há algumas semanas. “É uma forma de manter a equipe segura e nos proteger em caso de algum incidente. Temos gostado bastante da qualidade de imagens e praticidade que o dispositivo oferece.”

Comments


bottom of page